sexta-feira, 2 de julho de 2010

História da Fotografia de Moda.

A história da fotografia de moda está diretamente ligada a história das revistas de moda, e assim as duas histórias seguiram juntas (e seguem até hoje). Quando enfim as revistas de moda passam a ter ilustrações (ainda em P&B) 1909 vem a necessidade de se produzir fotografia, com isso o uso das técnicas vem sendo cada vez mais aprimorados, e nomes de grandes profissionais como Edward Steichen (1879-1973) - o primeiro grande fotógrafo de moda, que permaneceu muito tempo no mercado por conta de seu bom gosto- que então essa revolução tornou-se uma realidade.

Fotografia de Edward Steichen

Dai, vem surgindo mais e mais nomes, como nos anos 20 o Cecil Beaton e Man Ray, talentosos e cheios de imaginação para a Maison Chanel, publicados na Vogue e na Harpper`s Bazar. A fotografia de moda, vai ganhando cada vez mais admiradores, assim como das revistas.

Fotografia de Cecil Beaton publicada na Harper`s Bazar

As criações dos estilistas passaram a ser envolvidas pelos clicks dos grandes fotógrafos, um ajudando no trabalho do outro. O filme “Bonequinha de Luxo” fala muito bem da realidade fashion da época.


Audrey Hepburn (1929 - 1993) no filme "Bonequinha de Luxo"

Surge então a primeira agência de modelos em Paris, para suprir as necessidades fotográficas de mostrar os grandes trabalhos dos estilistas da época.

A primeira fotografia colorida publicada foi na capa da Vogue nos anos 30, do fotógrafo Steichen. Nos anos 50, o boom dos estilistas como Cristian Dior, Givenchy e Belanciaga que representavam um ápice da histórai da moda.

E então, fotografia de moda, naquela época, já era indispensável para o sucesso de uma revista, sendo necessário desenvolver várias outras formas de mostrá-la, formando grandes nomes de fotógrafos + grandes nomes de estilistas em um grupo único.

Richard Avedon preferido da Maison Dior, Ivrin Pen faziam parte desse grupo. Nos anos 70, a fotografia é influenciada pelas liberações constantes da época, apelo sexual, conceitos de produções de moda e a atitude das modelos nas passarelas e estúdios marcou a era de uma fotografia cada vez mais ousada.


A famosa fotografia de Richard Avedon, com Dovima posando entre elefantes de circo para Harper’s Bazaar em 1955

E assim, com o passar do tempo e da sua evolução a fotografia torna o mundo muito mais glamuroso, tornando os desejos de consumo muito mais intenso e explícitos.

Os anos 80 e 90 foram a vez das modelos com salários altíssimos. Gisele Buchen, Linda Evangelista, Cris Turligyon e Claudia Schiffer, sem contar com Naomi Campbel, dentro outras que continuam até hoje, em fotografias, ícones, diretamente ligadas ao luxo como algo inatingível (foi assim que a fotografia as fez).


Gisele Buchen fotografada por Richard Avedon

Fotografar uma delas, é sinônimo de fama, créditos e um ótimo currículo, aceito em qualquer marca de moda e um grande motivo para elevar o valor do seu click. Alguns fizeram fortunas como Mario Testino, Paulo Roversi, Patrick Demachelier, Bob Wolferson e David Lachapele. Claro que a culpa do sucesso desses grandes fotógrafos não estava na glamurosa fama das modelos, tinha mais haver com o quanto eles conseguiam desenvolver técnicas, usar vários tipos de iluminação e ângulos cada vez mais ousados, conseguindo mostrar sempre “novas caras” de uma mesma grande modelo.

Depois disso, vem a fotografia digital e facilita ainda mais, surgindo mais novas técnicas e inovações em cores e texturas. Nomes foram citados como o de Mondino, habilidades com a manipulação e truques computadorizados fazia parte do seu “kit sucesso”.


Fotografias de Modino

Hoje em dia, vivemos num mundo onde tudo é possível na fotografia de moda, por outro lado, os leitores estão ficando cada vez mais exigentes. Assim como os fotógrafos vão se exigindo cada vez mais, criando suas próprias regras.

3 comentários: