segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fotografia e a arte: Still para Cinema.

Se nem todos sabem o que faz um diretor de Fotografia na produção de um filme, imagine para que serve fotografia em Still de Cinema. E foi pensando nisso que preparei este post!!

Um Fotógrafo de Still para Cinema, acompanha as gravações do filme, fazendo os "making of" das cenas. Essas imagens são usadas em publicidade, divulgação do filme, na imprensa, em cartazes e até folders. Esse fotógrafo trabalha junto ao diretor de fotografia do filme, porque é ele que sabe da iluminação e composição das cenas. E o fotógrafo de Still deve produzir e demonstrar todas as sensações que aquela cena (diretor de fotografa) daquele filme deseja transmitir. Qualquer modificação da iluminação, a imagem pode passar uma sensação que talvez não seja compatível com a imagem que será reproduzida na cena do filme. Assim, a fotografia de Still, de certa forma, já são pré-estabelecidas, sem ousadias, elas devem seguir os passos tal e qual das cenas do filme.

Além do contato com o diretor de fotografia do filme, o Fotógrafo que fazer Still deve conhecer bem o roteiro do filme, e estar por dentro de tudo o que vai acontecer no filme!

Enfim, fazer fotografia em Still para um filme, seja ele longa ou curta, ou até mesmo um video clipe, é saber trabalhar em equipe, pois um precisa do outro neste momento, e nada pode escapar de suas lentes.

Abaixo uma lista de Fotógrafos que fazem/já fizeram fotografia em Still de Cinema, todos brasileiros.

Sérgio Caddah



Imagens de Fotografia Still de Cinema


A Origem




Um BomAno



Forrest Gump





O Amor não tira férias




Tenham todos uma ótima semana!

sugestões, perguntas, ou até mesmo algum fotógrafo que gostaria informação,
mande para o email:
helosaaraujo@gmail.com




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, ótimo tópico amor!
    A Fotografia sempre será essencial para a boa estética do filme!
    Sejam cenas emotivas, abstratas ou paradoxais (por assim dizer, em A Origem) hehe, nota-se uma boa fotografia pela dramaticidade e peculiaridade de cada cena! Para mim, é como você conseguisse dividir o filme, foto por foto, que por mais que sejam sequenciais, mas que parecem bem diferentes uma das outras! Fora a lista dos filmes relatados, acho um bom exemplo de still tb, Diamante de Sangue, Resgate do Soldado Ryan , Munique e Sonho de Liberdade, A Conquista da Honra e Falcão Negro em Perigo (entre outros claro)! Muito bem explicado o post! =**** bjo

    ResponderExcluir